sexta-feira, 29 de abril de 2016

O terceiro companheiro - faltando a porta

Como ja comentei, uma das vantagens de desenvolver um projeto sem planos nem pressa e' poder deixar a madeira 'falar', e' dizer, nao havendo uma forma predefinida nada impede alteracoes e/ou adicoes a qualquer momento. Eu tinha considerado a carcaca do terceiro companheiro como pronta mas, enquanto secava o oleo de tungue aplicado no preacabamento, examinando o movel como estava e suas imagens no computador veio-me a nitida sensacao faltava algo, um componente que lhe acentuasse a horizontalidade.




Sem aprofundar os morosos meandros com que se ocupou o separador de orelhas, a conclusao foi construir um topo horizontal, algo relativamente simples mas que, pelo menos aos meus olhos, complementou, 'fechou' vivamente a forma justamente acentuando, como eu desejava, sua horizontalidade.



Com isso e a complementacao do preacabamento com uma segunda demao de oleo de tungue — exceto no interior que recebeu apenas cera — agora sim acho que posso dar a construcao da carcaca do armarinho como concluida.




Hora de comecar a construcao da porta.

Para tanto as madeiras necessarias ja receberam o aparelhamento basico e, na imagem abaixo, podem ser vistas `a esquerda da carcaca completa, prensadas no jawhorse e com um par de grampos enquanto descarregam suas eventuais tensoes internas.


O que vai sair... estou curioso.

Vamos ver.


2 comentários:

  1. Ficou mais harmônico. Também achei mais interessante. Uma diferença bem significativa para os meus olhos, naquele estilo: "Ah, agora sim! hehe"

    A coisa iluminou tanto que o móvel chega a reluzir, hehe. Mas isso já deve ser por conta da fotografia/iluminação do momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A 'reluzencia' imagino eu se deva um pouco `a chatoyance da caixeta e muito ao flash, hehe.

      Mas o topo esguio realmente me pareceu um enriquecimento. Vamos ver se nao estrago o design com a porta...

      Excluir