terça-feira, 15 de março de 2016

Primeiro companheiro - a carcaca



Incluindo algumas ocorrencias desagradaveis — que relatei no forum Madeira! — dei por encerradas hoje as lides da construcao da carcaca do doravante denominado "primeiro companheiro", o primeiro de pretensamente tres moveis para fazer companhia ao balcao das cavilhas.


Nada de muito especial na construcao, exceto a madeira: as laterais, o topo e a base do movel sao de imbuia; as divisorias horizontais de pinho. A montagem foi feita empregando ensambladuras em cauda-de-andorinha e as divisorias encaixadas em rasgos abertos com dado blade. Mais por frescura do que propriamente por seguranca, os encaixes das divisorias receberam duas milicavilhas (palitos de dente) como reforco, hehe.


Antes da montagem as madeiras foram lixadas com lixadeira rotoorbital, G80 e G220 — sem maiores preocupacoes em remover todos os defeitos de superficie da imbuia: achei melhor deixar alguns defeitos aparentes do que transformar, mais do que o indispensavel, precioso lenho em poeira. A seguir as taboas de pinho foram envenenadas com Jimo Cupim® seguido, quando seco, de duas demaos de stain cor imbuia. Feita a colagem e acertados os encaixes com plainas e lixas, a imbuia igualmente recebeu veneno.


Concluidos todos os acertos e seco o veneno, duas demaos de cera no exterior, uma no interior.


E e' onde estamos...




Nenhum comentário:

Postar um comentário