quinta-feira, 21 de maio de 2015

De 8 a 80

(Clique nas imagens para ve-las em maior resolucao.)

Enquanto encerrava a MACRO limpeza da oficina — removendo todo o lixo acumulado dos praticamente 5 meses que levei fazendo os moveis para a cozinha, inclusive as poeirinhas, e entao partindo para limpeza e lubrificacao completa de todas as maquinas, e finalizando pela limpeza, protecao e polimento dos tampos, tanto os de ferro fundido como os de madeira (que vem ahi o inverno e promete ser muuito chuvoso gracas a um intenso El Nino) — ficava imaginando, viciado em maquinas e ferramentas que sou, das tantas maravilhas hoje disponiveis, tanto em maquinas, como em ferramentas manuais...


La bem no finalzinho, encerrando a lide passando cera 'forte' no tampo recem limpo com querosene da minha bancada, me ocorreu o contraste: Os tantos artifices que se dedicam `a marcenaria com ferramentas e maquinas primarissimas, e produzem com excelencia.

So para ilustrar, algumas imagens do que produz Mr. Jarrod Stone Dahl no seu torno:


E, abaixo, uma imagem de Mr. Jarrod Stone Dahl operando seu torno...


Interessante, ne? — o vasto espectro que nosso hobby alcanca...


quinta-feira, 14 de maio de 2015

Enfim, fim

(Clique nas imagens para ve-las em maior resolucao.) 


Atropelando a reta final, as quatro portas foram feitas e tomaram seu banho de oleo (e sol, como da para ver na imagem `a esquerda).





O proximo passo foi o sempre conflituoso posicionar e fixar das dobradicas e, com as portas no lugar, o caixote enfim tomou ares de um movel...

Vista posterior, mostrando as barras de apoio

As travessas de apoio, fixas `a parede




O armario recebeu entao duas demaos de goma-laca, os vidros foram colocados nas portas de baixo, e estava pronto para ir ao encontro das travessas de fixacao que foram fixas `a parede. (Na colocacao das travessas, diga-se, o detetor de materiais foi mais uma vez inestimavel, pois ha um emaranhado de eletrodutos naquele local da parede.)

Ahi foi conseguir uma ajuda para mover e erguer o movel para sua posicao e — ta-dAA! —



Falta ainda aplicar mais umas demaos de goma-laca e cera para finalizar os acabamentos do movel, e' verdade. Mas o fato e' que com a colocacao deste ultimo armario a renovacao da cozinha, iniciada bem no comeco do ano, apos quatro meses e meio chega ao final.

Foram cumpridos os propositos basicos que estabeleci: Todos os moveis que se apoiam no chao com pes, para evitar inatingiveis acumulos de sujeira. Exceto os armarios sob a pia e sob a mesa auxiliar (que, diga-se, sao territorio da minha secretaria e seus materiais de limpeza, e nao meu, hehe) todos os moveis permitem manter-se postura ereta ao usa-los ou acessa-los; pode ate haver eventual necessidade de usar uma escadinha para acessar um recesso mais alto, mas nao ha demanda por abaixamentos — e minha coluna agradece.




O design dos moveis nao respeitou qualquer estilo. Apenas — eventualmente contrariando regras, e' verdade — procurei a forma mais simples e eficiente que pude conceber de faze-los rigidos, resistentes, esperancosamente duraveis. Quanto `a estetica, a beleza ficou inteiramente a cargo das madeiras. E, como diz meu amigo Cigano, "Azar, eu gostei!"

sábado, 9 de maio de 2015

As primeiras portas

Completada a penosa etapa do acabamento envolvendo — arght! — lixamentos variados, a carcaca recebeu um banho de Jimo Cupim, atingindo o estagio retratado ahi `a esquerda (usando o software, a imagem sofreu uma rotacao para assumir a posicao que teria se o movel estivesse fixo `a parede e visto por cima e `a direita).

Apenas para registro, ahi abaixo uma vista algo ampliada da emenda de uma trave com sua lateral, como prometido (ou ameacado) as setas vermelhas apontando os reforcos com milicavilhas aplicados aos pinos da ensambladura — e que por ficarem ao fundo, contra a parede, nunca serao vistos...


Mas entao a carcaca lixada e envenenada recebeu tres banhos de oleo.

Em algum momento, nao me lembro mais exatamente quando sucedeu de, com as cortinas da 'oficina' abaixadas devido ao sol, uma nesga de luz atingir o movel e, somados os reflexos produzidos pelo plastico laranja das cortinas, a peca acabou ficando com um aspecto, digamos, interessante. Nada a ver com as cores 'reais' das madeiras, fique claro (ou dourado, hehe), mas achei valia o registro...


As portas nos grampos




O oleo secando na carcaca, hora de construir o primeiro par de portas, para o compartimento superior do armario. Matutei um pouco quanto ao design e entao aproveitei uns retalhos de grapia, pinho e tauari que haviam sobrado, aparelhei e... foram para os grampos.



Aproveitei o intervalo para envenenar e dar uns bons banhos de oleo nas travessas que irao ser fixas `a parede para sustentar o movel em um encaixe em faca.



Depois de dormirem nos grampos, as portas foram retificadas, a base alinhada na serra de bancada, a parte superior recortada na tico-tico manual, receberam acabamento com plainas e lixas, veneno e, depois do primeiro banho de oleo, chegaram nisso:


 Hora de encarar o segundo par de portas, para a parte inferior do armario...

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Carcaca montada

Terminei de cortar os malhetes nas travessas e nos paineis laterais, incluindo o chanfro de 45° para o encaixe 'em faca' nas travessas superiores traseiras, apliquei reforco com milicavilhas em todos os pinos e entao foi cola, um pouco de dialogo com o maco, e grampos.


Curada a colagem do 'esqueleto', iniciei a colocacao da 'carne' pelo fundo. Duas chapas de compensado, uma inferior de 18mm e uma superior de 10mm, o degrau de 8mm no mesmo nivel do topo das travessas medias — de forma a quando colocar a divisoria esse degrau de 8mm servir-lhe de apoio na parte de tras (vejam mais abaixo). A fixacao do fundo ao 'esqueleto' foi feita com cola e parafusos para maxima resistencia e rigidez, considerando sera nessa estrutura o apoio do movel quando for suspenso. Como o fundo foi colocado por dentro, na parte posterior ficou o espaco necessario para que possa ser feito o encaixe para suspensao na parede.

O armario visto por tras com o fundo colocado.
As setas vermelhas apontam as pecas que serao fixas `a parede e que sustentarao o movel.


Com o fundo no seu lugar, foi colocado a parte inferior em compensado 18mm, igualmente fixada com cola e parafusos. A seguir, a divisoria tambem em 18mm, apoiada na travessa central na parte anterior e, como mencionado acima, no degrau do fundo na parte posterior. Fixacao com cola e parafusos atras e, na frente, colada e prensada com grampos.


Da mesma forma, o tampo superior em compensado de 10mm foi fixado com cola e parafusos atras e nos lados, e com cola e grampos na porcao anterior.

A fixacao do tampo superior
As setas verdes apontam umas taboinhas nao exatamente estruturais, mas colocadas por razoes esteticas





Com isso a montagem da carcaca do armario esta concluida.

O processo foi razoavelmente simples e, tanto quanto posso observar, a estrutura resultou bastante rija.

Infelizmente, antes de poder passar para a parte mais divertida de colocar as portas, sera necessario enfrentar a sempre desagradavel etapa dos acabamentos finos, desgracadamente incluindo lixonas, lixas e lixinhas.

Cabe-me solicitar meus sete fieis leitores facam votos eu de alguma maneira consiga arrecadar uma quantidade suficiente de paciencia e resignacao, e por favor desejem-me sorte para encarar a miseravel perspectiva desse futuro brutal!

Sim, sim. Sintam pena. Muita pena...