domingo, 12 de julho de 2015

Crimes do Clima

Mais um capitulo dos crimes do clima (o primeiro, contei la no forum Madeira!) patrocinados por nosso sempre implicantissimo Patrono em sua estacao predileta...

Uma das consequencias inevitaveis do caracteristico clima do portinho, e nao apenas no inverno, e' que compensado (sim, mesmo o naval) exposto sem protecao de algum acabamento invariavelmente mofa, e mofa muito. Como imagino a imagem abaixo testemunhe:



Nao e' novidade nenhuma, e' corriqueiro, habitual. E, claro, ocorre com maior intensidade no inverno.

Mas tem remedio: a aplicacao da magica combinacao de bicarbonato e cloro de piscina dissolvidos em agua e borrifada, pincelada ou aplicada com pano nas areas afetadas pelos fungos cura o problema (como acho ate que ja relatei alhures, mas estou com preguica de pesquisar):


Chapa bem mofada, uns 20 minutos apos a aplicacao de cloro e bicarbonato

Chapa igualmente bem mofada, uma noite apos a aplicacao

Ambas as chapas retratadas acima deverao ser utilizadas no movel que, a passos de minhoca manca, estou desenvolvendo. Ou, melhor, tentando desenvolver... O problema e' que o velho Pedro, assistindo minhas lutas contra o tempo, resolveu ajudar. Ao tempo, claro!

A umidade relativa por aqui que como tantas vezes ja mencionei vive ao redor de 80-90% o ano todo, nas ultimas semanas praticamente nunca baixa de 97%, e nao raro fica em 100%. Resultado? As chapas estao limpas de fungos, mas nao da para usa-las; ja foi uma semana, e nao secam.

E o coitadinho do movel, claro, precisa de intervalos longos de semanas para nao parecer que esta totalmente abandonado, hehe.


Eu ADORO esse veinho...

7 comentários:

  1. Gostei da dica! Parece que veio por encomenda, estou com umas placas aqui apresentando o mesmo problema!

    ResponderExcluir
  2. Dica muito interessante! Vou fazer meus testes por aqui.
    Estou com a minha marcenaria/garagem no mesmo mato. Até o meu crosscut sled começou a mofar simplesmente parado, nem mesmo encostado em uma parede estava.
    Este inverno que só chove por aqui ainda piora as coisas ainda mais. Estamos todos aguardando anciosamente a volta dos dias ensolarados, mesmo sendo aquele calor de rachar, ainda é muito melhor do que esta umidade sem fim!

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. O metodo do cloro + bicarbonato funciona bem para LIMPAR fungos. Mas nao previne, vejam bem. O melhor preventivo que conheco e' o Anti Mofo Preventivo da Allchem.

    ResponderExcluir
  4. Boa dica Paulo! Saberia dizer, aproximadamente, as quantidades dos produtos a serem diluídas em um litro de água? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma colher de cha de cloro, outra de bicarbonato em um copo d'agua. Mexe bem. Se ficar um pouco nao dissolvido no fundo, esta no ponto. Se dissolver tudo, adiciona mais um pouco dos pos. Ou, tecnicamente, prepara uma solucao saturada.

      Excluir
  5. Tanto compensado.... Dá pra fazer uma estufa com aquecimento por resistência de forno com um termostato e termômetro para controle da temperatura, eu secava rapidinho pinhas pinturas de bikes numa estufa dessa com uma média de temperatura de 70º C. Outra, passando um selador nessas chapas não diminui esses fungos não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por certo, ha diferentes maneiras de evitar/prevenir o mofo. A relacao custo/beneficio, imagino, apontara qual opcao sera preferencial...

      Excluir