quinta-feira, 2 de abril de 2015

Funcionando!

(Clique nas imagens para ve-las em maior resolucao.)

A nova pia ficou pronta e esta funcionando, e deixem que lhes conte: que diferenca faz essa disponibilidade, hehehe...

Embora na postagem imediatamente anterior eu tenha afirmado todas as pecas da base da pia estavam prontas, na verdade ainda tive de cortar umas cantoneiras e duas travessas para os pes. No corte dessas travessas com pouco mais de dois metros de comprimento, aproveitei para registrar a utilidade das duas 'terceiras maos', apontadas com setas verdes na imagem `a esquerda...

Com enfim todas as pecas realmente disponiveis, levei o tampo de volta para a cozinha para a montagem, ja que havia medido e determinado nao seria possivel entrar na cozinha com a pia montada.

As duas saias foram fixas ao tampo, espremendo o 'armario' entre elas



Entao, foram colocados as pernas e pes, as cantoneiras e as travessas

As saias foram fixas no tampo com 'pocket screws', as cantoneiras e as pernas apoiadas em rebaixos e fixados com cola e parafusos nas saias e no 'armario', e por fim as travessas foram igualmente coladas e parafusadas `as pernas.

Com a base montada, apliquei duas fartas demaos de oleo de linhaca nas partes inferiores da base e consegui dois amigos para girar a pesada obra, coloca-la sobre os proprios pes.

A encrenca, com varios escorrimentos do oleo, finalmente de pe
Minhas preocupacoes naquelas alturas eram as dimensoes, se a pia iria se encaixar na parede onde devido e as irregularidades dos obreiros originais: um desnivel de 1cm entre os lados e ondulacoes no piso. Um pouco para minha surpresa (nao confio muito em medidas com trena) e para minha imensa satisfacao e, por que nao dizer, orgulho, a coisa se encaixou como uma luva. Verdade que pelas ondulacoes do piso foi inevitavel: sob tres dos pes foi preciso colocar calcos, fixados com cola. Finalmente, para fixar rigidamente a peca no lugar coloquei duas cantoneiras metalicas, uma sob o tampo `a direita, outra atras do pe esquerdo. Ficou uma rocha! Nao se move um milimetro e, comprovei, da para subir em cima.

As madeiras da parte de tras, contra a parede, foram todas pintadas com tinta epoxi; apliquei oleo de linhaca, duas demaos, e meia duzia de goma-laca no resto. Coloquei as tubulacoes de drenagem e a coisa esta funcionando nos conformes. Faltam os acabamentos, claro, portas para o 'armario' e os regalitos que, afinal, serao puro divertimento, hehe.

Mas a luta propriamente acabou, e adivinhem quem venceu?

As setas verdes apontam os calcos, as vermelhas as cantoneiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário