domingo, 26 de abril de 2015

A mesa do "nao se deve", pronta

Bem curadas as colas, retirei dos grampos o tampo de grapia para a mesa. Ocorreu o que eu esperava nao ocorresse: embora a linha de cola e o reforco tenham sustentado bem a emenda no centro do tampo, nas extremidades algum empeno retornou quando os grampos foram afrouxados; uma beira levemente concava, a no lado oposto levemente convexa...

Pensei um pouco e — levando em consideracao que essa mesa vai para a cozinha, e ja tinha recebido um monte de coisas que alegadamente nao se deve fazer, como usar madeira com medula, travessas aparentes pelo lado de fora das portas, pinus na estrutura, emendas so com fixadores mecanicos e, a cereja do bolo, usar pranchas empenadas para o tampo! — resolvi usar o tampo mesmo com os empenos e ver que bicho vai dar com o passar do tempo.

As linhas vermelhas marcam a posicao dos furos
O tampo foi colocado sobre a base e, claro, ficou um espaco no centro, na frente, e espacos nos lados, no fundo. Ja que a coisa vinha vindo mesmo na base do "nao se deve fazer", resolvi fazer a fixacao do tampo `a mesa tambem de um jeito que nao se deve.

Com o tampo colocado, marquei a posicao das pernas na sua parte inferior. No centro dessas marcacoes dos pes, abri furos passantes no tampo, um para cada pe. Coloquei o tampo de volta, e marquei a posicao dos furos no topo das pernas. Nessas marcas abri um furo fino, alargado no sentido frente-fundo, ou seja, na direcao que a madeira do tampo vai trabalhar com as variacoes de umidade.  Na parte de tras abri ainda mais dois furos para alcancar a saia posterior.



Prendi entao o tampo em posicao com quatro grampos e em cada lateral da mesa fiz um furo, levemente angulado para cima, que permitiu passar um parafuso longo para atingir a ripa de reforco sob a emenda. Como o parafuso esta angulado, ao aperta-lo a ripa, e por conseguinte o centro do tampo, foi puxada para baixo, contra a saia.

Isso feito, coloquei os quatro parafusos na parte de tras do tampo (dois nos pes, dois na lateral da saia traseira da mesa) e os dois nos pes da frente. E soltei os grampos.

Clique na imagem para ampliar
E o tampo ficou certinho no fundo e nos lados, apenas com uma pequena curvatura convexa na parte anterior, que abre nao mais de 3mm entre o tampo e a saia no centro da mesa. Tipo, mal se nota, hehe.



No furo dos parafusos eu havia feito um rebaixo de par de milimetros, e ahi foram colocados tampoes de grapia — a sempre popular "manobra do gato" (jogar areia em cima, hehe).

Prestando atencao, da para notar a leve curvatura do tampo na parte frontal da mesa

Como eu disse, esse nao e' o jeito certo, praticamente tudo isso nao se deve fazer. Por boas, solidas razoes. Mas e' aquela historia; uma experiencia aqui provoca uma experiencia ali para contrabalancar aquela consequencia e isso provoca ainda uma outra consequencia que... Enfim.

O tempo dira se as taticas empregadas para contornar os assumidos problemas serao duradouras, ou se o movel vai-se desconjuntar, rachar — talvez explodir?


O fato e' que por enquanto, para o meu gosto, a mesa ficou ate bem apresentavel e com todas as geometrias corretas dentro de margens que me parecem aceitaveis para as finalidades a que se propoe o movel. Inclusive, ja esta ocupando seu lugar designado na cozinha.














E ja que a mesa indo para o lugar determinou que a mesinha com tampo de veios de topo retornasse ao seu lugar ao lado da pia, aproveitei o embalo e instalei para ela uma iluminacaozinha com tiras de LED para ter-se melhor a visao dos cortes na hora de cortar os bifes, hehehe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário