quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Armario aereo para a cozinha — IV (carcaca quase concluida, ou, UM BAITA ERRO!)


Como diz o titulo desta postagem, o corpo, a carcaca do armario ficou quase pronta...

Em essencia a carcaca de um armario nada mais e' do que uma caixa, e esta nao faz excecao: quatro pranchas formam os lados, e ahi ha um fundo. O fundo foi cortado de uma chapa de compensado e encaixado no lugar a macetadas, bem justo, e entao fixado com umas poucas duzias de palitos de dente `a guisa de pregos. ...Como? Por que empreguei essa especifica tecnica? Nenhuma razao especial, so experimentacao, hehe.

Adicionalmente a caixa, ou o corpo do armario, recebeu duas tiras de madeira coladas em cada lateral. As da porcao anterior, para permitir utilizar-se parafusos mais grossos e longos quando forem ser colocadas as dobradicas, considerando que as portas sao excepecionalmente pesadas; as da parte de tras para fechar o espaco onde ficaram as madeiras que fixarao o movel `a parede. Fixacao essa que sera feita por um encaixe em faca (ou frances) bem no topo e, quase na base, uma barra de apoio, sem encaixe.

Tudo cortado, encaixado, acertado, dei inicio ao acabamento, lixando tudo.




As setas brancas apontam as laterais adicionadas, as setas amarelas o sistema de fixacao do movel
#@$%^%#-AARGH!! (Terei alguma vez comentado eu detesto lixar?...)


Aplicacao das lixas completada, imagino meu separador de orelhas nao resistiu `a sobrecarga irritativa e deu um tilt. Sei la por que razao, o fato e' que terminada a lixacao decidi continuar os acabamentos... aplicando Jimo Cupim. Decisao estupida. Erro grosseiro.

Aparentemente eu simplesmente esqueci as prateleiras ainda precisavam receber seus apoios no interior do movel! E agora, quem e' que vai enfiar a cabeca dentro do movel exalando veneno?

Resumindo, achei melhor dar um tempo.
Para ventilar os pulmoes, recuperar as parcas funcoes do separador de orelhas e deixar o veneno evaporar.

Mil perdoes!


2 comentários:

  1. Paulo, o móvel está tomando forma, que beleza!
    Fiquei sem entender alguns pontos:
    1) Você aplicou laterais para um reforço porque a madeira utilizada na lateral da caixa era muito fina para receber a porta?
    2) A aplicação do Jimo antes mesmo de qualquer acabamento em termos de cera, óleo, seladora e etc é algo que você costuma fazer ou foi de fato algo que ocorreu de forma inesperada?
    3) Se de fato você não gosta de lixar, as plainas não poderiam te dar o acabamento desejado? Por aqui o meu acabamento tem sido nas plainas e gosto bastante do resultado, porém, creio que a coisa pode ser complicada quando se plaina peças unidas com veios em direções opostas.
    4) O que são aquelas "bolotas" no canto esquerdo da terceira foto que parecem grandes centralizadores de cavilhas?
    5) O que é o separador de orelhas?

    Desculpe-me por tantas perguntas, fique à vontade para responder o que puder.
    Um bom descanso com relação a este projeto, creio que dado o contexto é uma boa decisão.

    Um abraço!
    Cosme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Sim, as laterais dianteiras sao para permitir usar parafusos mais longos que 2cm nas dobradicas. Basei-me em que Seguro morreu de velho abracado na Dª. Prudencia, mas Desconfiado ainda esta vivo...

      2. Eu SEMPRE aplico Jimo antes de qualquer acabamento, para que melhor possa penetrar na madeira. So que, tao logo seque, o passo seguinte e' cobri-lo com algo impermeavel, como oleo, ou verniz, ou... , para cessar as exalacoes. Mas como aplicar qualquer impermeabilizante, se ainda nao fixei os apoios para as prateleiras? E ahi, como chegar perto e trabalhar no movel, se ele esta exalando veneno? Mas ja solucionei o "causo", hehe...

      3. Uma das razoes que me levaram a usar plainas foi exatamente lixar menos. Mas exceto raras essencias, na minha astigmatica visao o acabamento final fica melhor com lixadeiras do que so com plainas.

      4. As bolotas sao parte de apoios auxiliares, 'terceiras maos':
      http://www.leevalley.com/US/images/item/woodworking/powertool/99k5220s3.jpg

      Excluir