quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Armario aereo para a cozinha — II (carcaca)

Tendo aparelhado e dimensionado as pecas, hora de montar a carcaca do armario. Principalmente pela resistencia que oferece, visto as portas serao bastante pesadas, mas tambem pelo aspecto estetico e pela relativa simplicidade de executar, optei por fazer a montagem com encaixes em asa-de-andorinha.

As duas laterais prontas para ser cortadas simultaneamente

Como costumo, iniciei por cortas as caudas, nas laterais. A vantagem maior de comecar pelas caudas, no meu entender, e' permitir que se facam as marcacoes e os cortes encadeados, poupando tempo e trabalho, e resultando um resultado mais homogeneo, visto ambos os lados acabam ficando com posicionamento exatamente igual nos malhetes.

As laterais sao em pinheiro-do-Parana (ou pinho, ou araucaria, ou...), e para quem esta acostumado a ver em videos o pessoal cortar malhetes em pinus como quem corta manteiga, esse lenho certamente reserva surpresas por sua densidade e rigidez. Aqui, ferramentas muito bem afiadas sao absolutamente indispensaveis para uma boa e precisa execucao dos cortes.
A bancada 'configurada' para cortar encaixes




Tambem como de costume, utilizei minha morsa de dois parafusos para fixar as pecas para os cortes. A novidade dessa vez foi usar a luminaria de lampadas LED para visualizar as finas demarcacoes das linhas de corte e, se meus sete fieis leitores me permitem a confidencia, digo-lhes que pude perceber uma senhora diferenca. Para melhor, claro.

Eventualmente, seguindo o padrao classico os malhetes foram cortados nas laterais e estas entao serviram de referencia para marcar o posicionamento dos pinos, na base e no topo.

Base e topo que foram cortados justamente da prancha que, como relatado na postagem imediatamente anterior, eu havia aparelhado `a mao, com plainas manuais. O detalhe aqui e', ao inves de acrescentar uma ripinha para aumentar a fundura das pecas na parte do fundo como comentei anteriormente, eu optei por adicionar a ripinha na frente da peca, e ao inves de pinho, usei uma tira de muracatiara. E entao, essa porcao da frente da peca foi cortada seguindo a curvatura das portas.












As laterais, com as caudas ja cortadas

Montagem seca, testando os encaixes

 As quatro pecas, com todos os malhetes ja cortados e testados, prontas para a colagem

O passo seguinte, claro, foi efetuar a colagem das pecas, fixando com grampos por nao mais que uma hora — para evitar a pressao dos grampos viesse a causar algum empenamento nas laterais. Apos remover os grampos, deixei apenas um grampo longo na transversal para garantir a manutencao do esquadro; na verdade algo desnecessario pois quando mais tarde colocar o fundo no armario qualquer eventual pequeno desvio do esquadro sera naturalmente corrigido.

A carcaca colando, nos grampos

Grampos removidos apos uma hora
O proximo passo sera dimensionar e posicionar duas prateleiras para o interior do movel, e para tanto eu fiz um par de colagens aproveitando uns restos. Em funcao do tamanho desses restos, acabei tendo de fazer a colagem de tal forma que as prateleiras ficariam com o topo da madeira na parte frontal, exposta. Pensei, pensei, e... resolvi cometer um pecado. Grave. Mortal.

Resolvi seguir o modelo do que tinha feito na base e no topo do movel, e colei uma tira de muracatiara na frente do que serao as prateleiras.


E por que sera isso um pecado mortal? Porque as pecas estao coladas com os veios cruzados, a 90°!! Isso quer dizer que a madeira da parte maior da prateleira ira 'trabalhar' — dilatar e contrair conforme a umidade do ar aumente ou diminua — no sentido da largura da prateleira. E a tira colada na frente nao acompanhara esse movimento, mas ira dilatar e contrair no sentido da profundidade da prateleira. Nao ha o que impeca esse 'trabalho', nem cola capaz de resistir a essa continuada 'massagem', o que significa que em tempo, inevitavel, inescapavelmente a tira da frente vai descolar.

Ciente disso, mas pensando em talvez adiar o inevitavel para quando eu ja tiver virado cinzas e fumaca, ou coisa parecida, resolvi dar uma 'roubadinha' e introduzi nove palitos de dente em nove furos atraves da tira dianteira para ver se isso sera capaz de reforcar a assumidamente malfadada colagem. Caduquice, ou aprendizado experimental... voces decidam, hehe.

Nove palitos de dente em cada tira
E sim, sim: melhor parar por aqui por enquanto, antes que surjam outras ideias malucas...


2 comentários:

  1. A iluminação pontual, bem perto do local de trabalho, é uma maravilha. Estou usando uma luminária para desenho que é articulada. Veio para ficar, porém neste verão ela não está sendo muito bem-vinda. A parte frontal é pequena, a madeira expande conforme o tamanho da peça. O tamanho é uma variável que me parece bem significativa, não sei se estou convencido de que vai descolar. Com relação a solução ninja dos palitos nem sei o que dizer, arrojado demais para eu conseguir chegar a alguma conclusão :D

    []s
    Cosme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baixissima emissao em infravermelho e' outra vantagem das lampadas LED; nao esquentam praticamente nada. O trabalho da porcao de muracatiara sera desprezivel para efeitos de afrouxar a cola, mas o da parte maior da prateleira... Enfim, vamos ver o que vai dar; experiencias sao para isso mesmo, hehe.

      Grato pelo comentario, Cosme. Sempre apreciado.

      Excluir