quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Afiando formoes e plainas - IV (Pedras de amolar)


Como mencionado, o emprego da tecnica das lixas e placa de vidro e' perfeitamente capaz de produzir laminas tao bem afiadas quanto necessario ao bom uso de formoes e plainas. No entanto com a continuidade de seu uso, especialmente quando o volume de afiacoes por qualquer razao aumenta, os inconvenientes do metodo comecam a pesar. As lixas rasgam com facilidade e se desgastam rapidamente; uma meia-folha de lixa raramente ultrapassa a afiacao de quatro laminas, a reposicao das folhas demanda tempo, como tempo, e espaco, demanda montar toda a operacao de afiar.

Por essas e outras razoes e' comum quem se inicia pelo metodo das lixas acabar migrando para o uso de pedras, como e' comum um numero consideravel de praticantes das artes de afiacao ja se iniciar diretamente nas pedras...


PEDRAS DE AMOLAR

Pedras de amolar naturais
Pedras de amolar artificiais
 As pedras de amolar tem o mesmo uso das lixas — superficies abrasivas planas onde desgastar o fio das laminas. Ha uma imensa variedade de origem, formas, granas, possibilitando toda e qualquer operacao de afiacao, do desgaste grosso para regularizar um bizel, ate o polimento espelhado do fio. E as pedras duram anos a fio (se me perdoam o trocadilho infame), sao relativamente faceis de manter, e tem boa portabilidade, o que as tornam muito mais praticas de usar e transportar e, eventualmente, um metodo que resulta mais economico do que o scary sharp.

Ha pedras naturais, obtidas diretamente da natureza, e pedras sinteticas produzidas por um amplo espectro de tecnicas e empregando um vasto arsenal de materiais, cobrindo praticamente qualquer demanda, qualquer exigencia. Por tudo isso, as pedras de amolar sao por larga margem o metodo mais frequentemente empregado para afiacao apurada de laminas.

Nao cabe aqui uma analise mais profunda dos diversos tipos e usos das pedras de afiar; primeiro por muito limitados meus conhecimentos e entao pela imensidao do tema. Nao obstante, penso eu vale mencao nas ultimas decadas as pedras vem progressivamente encontrando competicao pelo aumento da popularidade (e diminuicao do custo, hehe) de uma concorrencia que so faz crescer...



PEDRAS DIAMANTADAS


As chamadas pedras diamantadas nao sao pedras, mas chapas sinteticas, usualmente  de aco, com uma face recoberta com uma camada abrasiva de po de diamantes.

Ha igualmente uma consideravel variedade de tecnicas construtivas e granas. Demandando um investimento inicial um pouco maior dos que as pedras de amolar, no entanto as pedras diamantadas duram muito mais, tem maior eficiencia abrasiva, sao ainda mais portateis, nao quebram, mantem sempre intacta sua geometria e praticamente nao necessitam qualquer manutencao, exceto prevenir oxidacao, ferrugem.


Ha ainda, para apuro final do fio ou, como muitos preferem chamar, para sentar o fio, o uso das pastas abrasivas em um superpolimento final....



ESTROPO


Muito utilizada ha varias decadas para sentar o fio de navalhas de barbear, a tecnica de empregar pasta de polimento para um apuro final na afiacao de laminas vem-se mais e mais popularizando entre marceneiros.

O metodo mais usual e' aplicar a pasta abrasiva sobre uma tira de sola, tira essa usualmente aderida a um bloco de madeira ou entao fixa por uma alca a um ponto fixo, como ilustrado nas imagens. Ha consideravel diversidade de substancias usualmente empregadas para a confeccao dessas pastas, o componente abrasivo variando de diferentes oxidos, mais comumente de cromo e de aluminio, ate graos de diamante, sempre com diametro medidos em poucos milhonesismos de milimetros.

-- ooOoo --

Bueno, isso e' pouco mais ou menos o que eu sei existe de variacoes quanto a metodos de afiacao para laminas de formoes e plainas. Obviamente, foi uma vista d'olhos tao ampla quanto superficial, ate porque como ja comentado faltam-me conhecimentos suficientes para tentar uma abordagem mais profunda.

O proposito aqui e' tentar reduzir, um pouco que seja, a imensa lacuna que existe sobre o tema em lingua portuguesa, e o intento foi prioritariamente informativo e nao instrutivo. Mas entao, por sugestao de um de meus sete fieis leitores, e pelo que valha, a proxima (e, suponho, final) postagem sobre o tema trara um vies mais instrutivo.

Aqui, claro, nesse batcanal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário