segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Fechando uma porta - IV

Fevereiro vai chegando ao fim e ao fim tambem vai chegando a minha lide com a tal porta...

Acabei fazendo tambem a esquadria — e acho que estou vacinado contra obras de carpintaria: o tamanho e o peso nao combinam, nem com o meu maquinario e ferramentas, nem com o meu gosto de trabalhar sozinho; mesmo quando o peso fica dentro dos limites que minhas costas impoem, o comprimento das pecas torna muito dificil manipula-las nas maquinas sem ajuda. E depois, e' puro trabalho, quase nada de aprendizado.

De qualquer modo, consegui uma auxiliar (por mera coincidencia a futura proprietaria da encrenca), aparelhei, dimensionei as pranchas para formar os caixilhos e entao cortei na serra de bancada os rebaixos para os batentes. Ahi foi so bolear o canto externo na tupia de mesa, lixar tudo (argh!@&4$) e aplicar acabamento com oleo de linhaca.




Para finalizar, um comentario rapido sobre a madeira utilizada, o cedro-mara. Uma curiosidade, digamos assim...

Alem de produzir uma serragem que parece pimenta, e das ardidas, obrigando inescapavelmente o uso de mascara protetora, esse lenho vem em duas variedades: uma mais clara, avermelhada, de veios retos, pouco densa, em tudo (exceto pelos efeitos no nariz e nas vias aereas) semelhante ao cedro-rosa; a outra bem mais densa, com veios tortuosos e nao raro invertidos, mais escura, lembrando bastante a itauba, como imagino se possa ver nessa imagem da porta ahi ao lado:



Da a nitida sensacao seriam duas essencias bem diferentes, embora a irritacao que a poeira de ambas produz seja identica. Mas, em um dos caixilhos da esquadria, pude constatar que ambas as variedades se misturam. A distincao das duas variedades e' muito mais gritante na madeira crua, mas eu esqueci de fotografar antes de aplicar o oleo de linhaca e as fotos que consegui obter nao mostram uma diferenca tao gritante como a que os olhos percebem. Mas talvez com um pouco de boa vontade seja possivel perceber na foto abaixo como o lenho da ripa do centro, na parte delimitada pelas linhas vermelhas, e' semelhante ao do da ripa `a direita (da variedade 'vermelha'), enquanto que o resto da ripa e' semelhante `a da esquerda (da variedade 'morena').



Um comentário:

  1. Boa noite.Meu amigo me parece que esta madeira é cambará; A pouco tempo usei uma madeira muito parecida.
    Obs; sou fã do seu trabalho,parabens,Alvimar

    ResponderExcluir