sábado, 9 de novembro de 2013

Recriando um bau — V - as gavetas 1

(Clique nas imagens para ve-las em maior resolucao.)

A construcao das gavetas iniciou-se pela confeccao das frentes. As medidas foram determinadas no proprio movel e, da prancha de pau-marfim com 28cm de espessura, foram cortadas tres pecas. A seguir, utilizando o dado set, essas pecas receberam rebaixos em toda a volta de forma que o ressalto encaixasse justo nas aberturas do gabinete.

As setas apontam as marcas com lapis que determinaram
a dimensao das frentes das gavetas
As frentes ja dimensionadas e com os rebaixos cortados
As frentes, feitos os cortes grossos, posicionadas no movel
A marcacao para o recorte em "lapide" efetuada na
propria frente da gaveta

Igualmente utilizando as medidas do movel as ripinhas para os lados das gavetas foram dimensionadas, cortadas e entao ajustadas para um posicionamento sem folgas e marcados os seus respectivos lugares.

Numeros a lapis marcam os devidos lugares das laterais

Com frentes e laterais devidamente dimensionadas e adaptadas ao movel, a proxima etapa foi cortar na serra fita os recortes em "lapide" nas frentes, para a seguir arredondar os seus bordos e criar frisos na tupia de mesa, utilizando uma fresa round over.

Como por sua geometria a fresa da tupia nao consegue cortar cantos internos vivos, foi necessario avivar os cantos internos dos frisos das frentes, utilizando formoes. Isso feito, com as frentes posicionadas nos seus lugares o bau ja apresenta praticamente o seu desenho final.








A seguir cortei nas seis laterais simultaneamente as caudas-de-andorinha para encaixa-las nas frentes. Entao iniciei o processo muito mais tedioso e demorado de cortar, precisamente, os pinos nas frentes das gavetas para cada lateral, utilizando as caudas ja cortadas como referencia.

Que e' onde estamos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário