segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Missao impossivel?



As chamadas comodas bombée sempre me chamaram a atencao. Alias, dificil nao chamem a atencao de quem quer as veja. Nao apenas suas formas arredondadas sao altamente chamativas por si sos mas, em funcao do alto custo que representam, e' usual seus artifices lhe adicionem o maximo de suas tecnicas e capacidades. Nao sao apenas moveis. Sao declaracoes. Atestados de competencia.


Os moveis mostrados nas imagens acima, embora sob padroes usuais possam ser julgados consideravelmente ornados, em termos de mobilia bombée serao ate bem simplesinhos — como pode ser constatado por exemplo googlando por imagens com a string bombée furniture.

O mencionado alto, altissimo custo de producao desses moveis origina-se fundamentalmente em dois fatores. Primeiro, o valor da materia-prima.

Na forma classica de construcao de mobilias bombée, as curvaturas sao obtidas simplesmente escavando a madeira. Ou seja, estamos falando em utilizar-se pranchas de grossa espessura, na ordem de 3 a 4 polegadas, de madeira de primeirissima qualidade. Para comeco de conversa.

O segundo fator e' a complexidade da construcao. Sabidamente a introducao de curvas em um projeto implica consideravel incremento na dificuldade de calcular e executar encaixes e emendas para obter-se uma estrutura consistente. E esses moveis sao praticamente todos em curvas! Modernamente esses moveis nas industrias sao projetados em computador, utilizando-se softwares de CAD para os calculos e medidas, e depois os cortes sao efetuados por maquinas CNC. (O que, diga-se de passagem, realmente agiliza a producao mas pouco ou menos que nada representa em diminuicao de custos.)

Por isso, porque tanto e' necessariamente investido em materiais e trabalho especializadissimo, entende-se por que igualmente tanto e' investido nos acabamentos, incluindo desde recortes refinados no design, laqueaduras suntuosas e dai indo `a marchetagem, entalhes e aplicacoes de belas e carissimas ferragens e aderecos.

- ooOoo -


Como eu mencionei la no comeco, sempre tive o olho em comodas bombee. Mas certamente, ninguem e' louco de discutir isso, esses nao sao moveis cuja construcao possa ser encarada por um aprendiz desinformado. So que, como ja mencionei varias vezes, eu nao sou marceneiro. Sou e' curioso. E se tem coisa que curioso gosta, e' de se informar, hehe.

O que ja li e vi na Teia sobre construcao desses moveis foi sempre inespecifico, nunca detalhado, ou entao sao planos ultraespecificos para um determinado design, sem qualquer margem de tolerancia. Ha pouco tempo no entanto, lendo em um forum dA Matriz os clamores de ajuda de um hobista interessado em construir uma comoda bombee, uma resposta me chamou a atencao. Mal traduzindo, algo no sentido de "cria na ideia, pega uns compensados, vai la e faz".


Com o inverno ja querendo ceder o lugar `a Vera, minha prima predileta, pareceu-me que "ir la e fazer" poderia ser uma maneira cabivel de reiniciar as funcoes da 'oficina'.

Pesquei essa imagem ahi da esquerda na Teia — nao como modelo, que e' por certo muita areia pro meu caminhaozinho, mas como inspiracao — e resolvi ver ate onde vou na tentativa de construir um movelzinho bombee, seguindo o meu metodo predileto: sem projeto e com o menor custo.



Comecei catando restos de madeira boa para fazer as laterais recurvas. Varios sarrafos que restaram de outros projetos, diferentes essencias com diferentes espessuras, colados. Imagino vai render um painel de onde cortar e entao escavar os lados:




Espero que nao termine tudo na lareira.

Vamos ver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário