quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Comoda bombee — pronta!

Apos algumas implicancias do velho Pedro que resolveu atrasar o servico despejando containers de canivetes abertos sobre o portinho, consegui terminar a minicomoda bombee. O acabamento foi o meu padrao: oleo de tungue, depois goma-laca e por fim cera.

Ficou assim (clicando as imagens, abrem-se versoes em maior resolucao):



O acabamento ainda recebera um 'reforco' com mais uma ou duas demaos de cera, e com o tempo as cores das madeiras provavelmente ainda irao se acentuar mais. De qualquer maneira o movelzinho ficou chamativo e ja me rendeu varios elogios.

Certamente nao merecidos!

Como disse nas primeiras postagens, a construcao foi uma trapaca empregando o 'metodo tabajara', ao inves de sequer tentar os metodos classicamente empregados na manufatura usual desse tipo de moveis. Alem do mais uma consideravel quantidade de 'matacoes' ficaram sem correcao, por um misto de preguica e pressa de ver a cara da coisa pronta. Quero dizer, nao se trata de um movel caprichado, com rigoroso cuidado na qualidade e tal. Pelo contrario, nada de excepcional foi feito e, exceto pelos puxadores (R$ 3, cada), todo o material empregado foi obtido de restos.

O design e' que chama a atencao, nao a qualidade do movel. E certamente o design nao e' meu mas de um genio anonimo que o criou no seculo XVIII.

Minha ideia era desmistificar o conceito que moveis bombee sao necessariamente dificilimos de construir, o "Everest da marcenaria" necessitando o conhecimento de um mestre para executar. E, isso sim, acho que alcancei: Se ate eu consegui fazer um, qualquer praticante da arte querendo tambem faz, e muito provavelmente melhor que o meu.

8 comentários:

  1. Perfeita execuçao, ficou otimo, parabens.

    ResponderExcluir
  2. Fico contente tenhas gostado, Danilo, e grato pela forca.

    ResponderExcluir
  3. Grande Mestre Paulo!!!! PRIMOROSA!!! PARABENS!!!!
    Abrs
    Dagoberto

    ResponderExcluir
  4. Gracias, Dagoberto! Legal que gostaste.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! parabéns!

    Bruno

    ResponderExcluir
  6. Olá Amigo, meu nome é Renan Correia, admirei seu trabalho e gostaria de te fazer uma pergunta, sua marcenaria esta instalada em Boston? No momento estão contratando funcionários com experiencia no ramo de fabricação e montagem?
    Vou deixar aqui o meu email de contato, pois não consegui encontrar aqui na pagina o seu email.
    leticia.renan.pt@hotmail.com
    Grato pela sua atenção amigo.

    ResponderExcluir
  7. Ola, Renan. Nao tenho marcenaria, muito menos em Boston, nem funcionarios.

    ResponderExcluir