terça-feira, 17 de setembro de 2013

Comoda bombee — engavetando

Sem qualquer pressa como convem a quem se interessa mais pela viagem do que chegar ao destino, ficaram prontas as gavetas para a minicomoda bombe.



A parte inicial, a vamos chamar montagem da caixa, foi feita utilizando lados de pinho emendados em esquadro com malhetes em cauda-de-andorinha. Tendo sido tomadas as medidas de preciso dimensionamento descritas na postagem anterior, os retangulos de madeira formados pelos lados das gavetas em montagem seca entraram nos trilhos deslizando sem maiores problemas, fora uma pegadinha aqui e ali facilmente resolvida com umas passadas de plaina. Um rebaixo feito na tupia de mesa para receber o fundo, e as gavetas foram coladas. Com a cola seca, voltaram a ser testadas em seus trilhos e as eventuais imperfeicoes que surgiram foram tratadas ate as gavetas estarem deslizando perfeitamente.


A fase seguinte no entanto nao foi tao simples, nem tao facil: Adaptar nas frentes das gavetas o painel frontal.

Obvio, o painel foi serrado (com serra manual japonesa, em funcao do kerf fino nao desperdicar madeira) devidamente nas dimensoes determinadas pelas gavetas e entao, com todas as pecas posicionadas no seu lugar no movel, as tres porcoes do painel foram fixas `as tres gavetas com cola e parafusadas pelo lado de dentro. Mais uma vez, um par de horas depois, com a cola ja firme, as gavetas voltaram a ser testadas nos trilhos e eventuais imperfeicos passaram a ser tratadas.

Facil de dizer e relativamente simples, mas bem demorado de fazer. Pequenos acertos com plainas e lixadeira ate a coisa ficar correndo solta, digamos assim, consumiram horas, varias horas, e produziram um consideravel volume de maravalhas e serragem...


Eventualmente no entanto as coisas chegaram a uma boa conclusao, e a estrutura central do movel esta inteiramente montada, com as tres gavetas funcionando a contento e com as partes do painel encaixando-se adequadamente:



Penso vale apontar, como costuma acontecer nesse tipo de projeto sem planejamentos previos, uma boa quantidade de caracteristicas e, mesmo, de aspectos do design vao-se desenvolvendo e/ou simplesmente surgindo na medida que a construcao progride. Apenas um exemplo, saliente: o que acabou ficando na parte de baixo do movel eu havia originalmente pensado seria a parte de cima... Para voces verem.

Bueno, meio caminho andado!

Agora, toca bolar o topo da encrenca...

Nenhum comentário:

Postar um comentário