sábado, 13 de julho de 2013

Estiloso



O movimento Arts & Crafts que se desencadeou na Inglaterra no final do seculo dezenove encorpou-se consideravelmente na Europa e nA Matriz, deixando apreciavel heranca. Aqui por pindorama, tanto quanto eu saiba passou batido; talvez por naqueles tempos praticamente toda nossa influencia cultural vir da Franca e nao da 'grosseira' Albion.

Recentemente gastei ~R$30 na compra de um belo ebook cujo autor e' um fotografo, abordando com boa profundidade a obra de Greene e Greene — dois irmaos arquitetos que ficaram efemeramente famosos em Pasadena no sul da California no inicio do seculo passado pelo estilo de suas casas e suas mobilias, e cuja fama recrudesceu e multiplicou-se a partir dos 970 com a redescoberta de seu riquissimo design, derivado fundamentalmente da escola Arts & Crafts.

Gamble House - a mais conhecida das casas construidas por Greene e Greene
Mas embora considerando o livro muito, muito interessante, e a obra dos irmaos Greene realmente fora de serie, o que realmente gostaria de chamar a atencao aqui com esta postagem e' quanto `a existencia, em Pasadena, de um artifice/artesao/artista que acabou incorporando profundamente o espirito dos dois arquitetos e se dedica — ha mais tempo do que durou o curto periodo produtivo dos irmaos! — a restaurar obras originais de Greene e Greene, a reproduzi-las com tal perfeicao que sempre assina suas obras para nao sejam confundidas com as originais, alem de a criacoes originais suas calcadas no estilo dos mestres. Ha mesmo quem lastime dedique tanto tempo a isso, pois nao lhe sobra tempo para escrever livros — e afirma-se ninguem em tempo algum conheceu tanto e tao detalhadamente sobre a vida e a obra dos irmaos.

Trata-se de Mr. Jimmy Ipekjian (com atualmente seu filho, John Ipekjian, seguindo os seus passos) e recomendo vivamente uma visita `a galeria de suas obras exposta em seu site: http://www.ipekjian.com/, e ao seu blog em ipekjiancustomwoodwork.blogspot.com.

Buffet, por Jim Ipekjian
Luminaria, por John Ipekjian
E' mesmo de encher os olhos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário