terça-feira, 21 de maio de 2013

Valete

A chegada do inverno aqui no portinho e' sempre causa para uma reducao nos trabalhos da 'oficina'. Em parte pelo frio, muito desconfortavel no ambiente 'ceu aberto', mais ainda pela alta frequencia e longa duracao das chuvas — pois marcenaria no molhado por certo nao se recomenda. Mas reducao nao e' parada, hehe...

Dai, resolvi fazer um valete para o quarto.

Pelo menos era esse o nome com que conheci a encrenca na minha infancia, porque ultimamente e' coisa que nao tenho visto mais. Trata-se apenas de um cabide multiplo, para colocar e organizar as roupas em uso, fora do roupeiro.








Como sempre, iniciei por buscar inspiracao indo `a Teia pesquisar modelos, variantes, estilos, designs.

Aplicando criterios de gosto, praticidade e exequibilidade fundamentalmente, e apos inumeras consultas a meu mais confiavel conselheiro, fui filtrando as literalmente milhares de imagens disponiveis ate limita-las a esses tres 'modelos' ahi `a direita e coloquei essa imagem como fundo de tela do computador — para excitar, estimular, evocar um design.



Eventualmente algumas ideias foram-se sedimentando e, utilizando um programa de desenho no computador, eu as fui tracando, deletando, modificando ate chegar a esse esquema ahi abaixo,


detalhado o bastante para poder definir um plano de corte, e imprimir em tamanho natural os componentes basicos do valete.

Esses ahi abaixo, ja impressos e recortados, prontos para serem colados nas taboas de onde serao serrados. Uma atividade que, evidentemente, ira depender da boa vontade do velho Pedro, usualmente ainda mais implicante por essa epoca do ano.

Vamos ver...




Um comentário:

  1. Adoro coisas como essa, tanto o resgate de objetos do passado quanto a técnica para fazê-lo. E, embora goste, não tenho o talento necessário. Até faço uma coisinha ou outra, mas prefiro admirar quem sabe. Por isso, vou acompanhar o seu trabalho. Estou até ansioso pelos próximos passos. Boa sorte!

    ResponderExcluir