terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Espelho

Muito provavelmente estimulado pela construcao do espelho para meu banheiro, o fato e' que decidi tambem construir um espelho para o lavabo social — um projeto que vinha sendo adiado, literalmente, a anos...




E' verdade a construcao de um espelho nao tem nada de mais alem de, essencialmente, construir uma moldura — e nao pretendo encher linguica relatando o obvio. A ideia e' encher linguica com apenas alguns detalhes construtivos que potencialmente possam ser uteis ou curiosos.



Ha algumas variantes possiveis na confeccao de uma moldura. Eu preferi aqui optar pela tecnica que considero a mais simples: estabelecer que cada par de lados, os mais longos e os mais curtos, tenha exatamente o mesmo comprimento, e que as meia-esquadrias sejam cortadas exatamente a 45° e com as superficies de colagem absolutamente retas.



Obviamente, para dar graca no jogo ha que introduzir-se algum regalito, hehe. Tendo optado por fazer a moldura com grapia, o regalito foi incrustar uns frisos de itauba (a itauba com o passar do tempo escurece e vai fornecer um contraste supostamente decorativo) encaixando laminas em rasgos abertos com tupia nas faces da moldura.

Para obter um relevo homogeneo nos frisos, optei por serrar o excesso das laminas ja coladas na circular de bancada. O que envolveu armar uma arvore de natal com acessorios, tanto para garantir um corte consistente em circunstancias nao-ideiais, como para garantir a seguranca da operacao, mantendo a regra de nunca aproximar as maos a menos de 20cm da serra girando. (E, claro, tambem nao deixa de ser um regalito a mais, hehe.)





A partir dai, medir, cortar, voltar a medir, ajustar e entao colar as molduras.

Considerado o peso do espelho, pareceu-me sensato reforcar a colagem das emendas colocando cavilhas, aproveitando as laminas de itauba.

Alem disso, para evitar contato da moldura direto com a parede optei por deixar saliente o fundo de compensado: se a umidade e os fungos atacarem, mais facil trocar o fundo do que refazer a moldura.




Utilizei uma chapinha de aluminio (um dissipador 'resgatado' de uma placa eletronica pifada) para fazer o apoio onde pendurar o espelho.



Ahi foi comprar um espelho na medida (afinal, e' sempre mais facil comprar o vidro depois do que ter de dimensionar a moldura para o vidro ja cortado), enfia-lo na moldura ja acabada com goma-laca e cera, fixar o fundo com parafusos e pendurar a encrenca na parede.




Pronto. Agora, alem de `as necessidades e `a higiene, as visitas tambem podem atender `a vaidade...


Nenhum comentário:

Postar um comentário