domingo, 17 de fevereiro de 2013

Desalinhado e' pra sempre!

Antes da invencao de boas colas para madeira, os mestres marceneiros de antanho tinham de construir suas obras utilizando, claro, unicamente encaixes. Ha inumeros exemplos em diversas culturas de tecnicas de construcao para diferentes encaixes e de como bloquear esses encaixes para obter-se uma emenda rigida, sem empregar qualquer adesivo.

Lendo a proposito de tecnicas construtivas, deparei-me com um desses encaixes 'secos' que, apesar da existencia atual de excelentes colas para madeira, vem sendo retomado por varias razoes. Em ingles tem um nome especifico — drawbore pinning que apresento para facilitar eventuais buscas pela Teia — e que poderia ser traduzido em portugues para pinagem desalinhada. Utilizado na fixacao rigida de emendas em espiga e fura (tambem chamadas de em mecha e caixa), alegadamente sobrevivem exemplos de seu uso em moveis da Idade Media a comprovar, nao apenas seu uso e sua eficiencia, mas a sua excepcional durabilidade.




Os dois videos acima (em ingles, lamentavelmente) demonstram a aplicacao da tecnica por Mr. Christopher Schwarz.




Essencialmente, cortada a emenda em fura e espiga, faz-se um (ou dois, conforme a largura da emenda) furo (passante ou nao) atraves da fura, mas nao atraves da espiga. Entao coloca-se a espiga na emenda e, bem encaixada, marca-se nela, usualmente utilizando a propria broca que abriu o furo, o centro do furo da fura. Ahi vem o segredo: retira-se a espiga e remarca-se o centro do furo um par de milimetros para mais perto do ombro.

Entao, utilizando-se o novo centro faz-se um furo passante na espiga, furo esse que evidentemente ficara com um desalinhamento em relacao aos da fura.


Conforme manda a melhor tecnica, e' o momento de utilizar-se os pinadores de aco, mostrados ahi na foto `a direita, para 'chamar' o desnivel e espremer a emenda. Esses pinadores sao usualmente vendidos em pares para o caso de, em usando-se emendas mais largas que necessitem dois furos, fazer-se o devido alinhamento da emenda, como se ve na foto abaixo:



Nao havendo esses pinadores disponiveis, nao vejo nenhum motivo para nao se empregar uma chaira (embora talvez apreciadores mais ortodoxos da cutelaria possam objetar a esse 'sacrilegio' com mais ou menos veemencia)...

O uso dessas ferramentas visa nao apenas propiciar se teste reversivelmente a emenda bem espremida para conferir eventuais falhas que necessitem reparos, como tambem servem para desobstruir o caminho. Pois, tudo estando certo, o proximo passo e' entao 'pregar' um tarugo cortado com o mesmo diametro do furo e com a ponta afinada em cone, o qual fixara a emenda. Definitivamente.

A imagem abaixo, de uma dessas emendas serrada na altura do tarugo, demonstra o grau de tensao exercido e evidencia o quao firme a emenda resulta.

As razoes responsaveis pela 'ressureicao' dessa particular tecnica de emenda sao principalmente:
  • e' relativamente simples de executar;
  • dispensa o uso de cola (embora sempre se possa usar quando se deseja maxima estabilidade)  e sempre pode ser manipulada e usada imediatamente apos a montagem;
  • permite se realizem os encaixes isoladamente, um a um, dispensa o uso de grampos, facilitando frequentemente a montagem de pecas mais complexas, complicadas de colar em tempo;
  • mesmo encaixes com malhetes cortados imperfeitamente, com alguma folga, resultarao uma emenda absolutamente rigida, desde que nos ombros haja perfeito contato;
  • por praticamente garantir uma emenda rigida, vem sendo empregada cada vez mais frequentemente em circunstancias onde a emenda e' mais exigida, notadamente na construcao de bancadas.

Fica ahi a dica, e a sugestao de experimentar a tecnica. Da minha parte, posso dizer que fiquei muito positivamente impressionado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário