quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

De luneta II

Encaminhando a conclusao da estrutura da luneta, aparafusei e colei mais uma pranchinha para alargar a area da base, e consequentemente a estabilidade do acessorio no torno, e entao aparafusei e colei embaixo uma tabuinha fina de itauba para, ocupando o espaco entre as barras do torno, manter posicao e alinhamento. Um pedaco de compensado entao, e um parafuso trespassante e porca de 1/2", e estava feita a pinca de fixacao.

Adicionalmente, modifiquei a fixacao das hastes colocando uma barra continua com uma porca-garra no centro. (Como sempre, clicar uma foto abre uma pagina com imagens de maior/melhor resolucao.)


Resultou todas as fixacoes, da luneta e das hastes, podem ser eficientemente feitas `a mao, sem necessidade de qualquer ferramenta.





Como as emendas do anel — especialmente por se tratar de emendas de topo, sempre problematicas — ainda me pareciam frageis apesar da colagem com epoxi e das 'gravatas borboletas', resolvi aplicar uma serie de grampos para reforca-las, deixando em aberto a possibilidade futura de, se necessario, aplicar umas placas metalicas nas juncoes.

E, com isso, a estrutura ficou completa:



As hastes e seus apoios no anel foram lixadas com lixa 220G para deslizarem sem maiores problemas; o resto ficou como estava. Para impermeabilizar e proteger a peca, foram aplicadas a pincel duas demaos generosas de goma-laca na luneta toda.

Ahi chegaram as rodas.

E a luneta ficou pronta:


Ja testada e funcionando a contento, permite apoiar pecas de 2 a 22cm de diametro, o que imagino cobrira todas as minhas necessidades. Na hipotese improvavel de ser necessario um diametro maior, sera possivel sem maiores problemas, apenas modificando a fixacao dos guias das hastes, expandir o diametro da parte apoiada da peca para 30cm.

Mais do que isso nao imagino va ser preciso. Se for... veremos, hehe.


2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Possuímos retalhos de pinus nas dimensões 30cm x 20cm x 1pol. e 65cm x 18cm x 1pol. e desejamos vender estes retalhos. Há algum interesse seu nesses materiais?

    Estamos localizados em Gravataí-RS.

    Obrigado
    Vinícius

    Artesanato Morungava

    ResponderExcluir