terça-feira, 27 de novembro de 2012

Serragens

Feita a poda da figueira centenaria que domina o meu jardim, fiquei com alguns dos restos, nem uma duzia de toras. Ainda assim, quase um metro cubico de madeira. Infelizmente (ou talvez nao, hehe) nao disponho de equipamento de serraria; na verdade minha serra de fita tem reles 16,5 cm de altura maxima de corte, o que reduz em muito minha capacidade, tanto para cortar pranchas, como para desdobres. Muito provavelmente a maior parte dessa madeira que guardei ira ser processada no torno, uma questao de conveniencia. Mas de qualquer maneira resolvi tentar obter umas pranchinhas pensando em praticar uns processos que ate hoje so tinha visto em filmes e, quem sabe?, talvez futuramente conseguir produzir alguns projetos agradaveis.

Experimentalmente entao, escolhi uma das toras de menor diametro, serrei um segmento o menos tortuoso e, com a serra sabre e a serra de fita, cortei umas pequenas taboas:


Depois de serradas, empilhei sobre um pedaco de compensado e utilizei uns sarrafos para espacar as 'pranchas' para a secagem.


Nao faco ideia como essas pranchas, ainda soltando consideraveis quantidades de seiva (branca e muito pegajosa), irao se comportar na secagem.


De todo modo agora e' aguardar uns meses ate as pranchas ficarem tao estaveis quanto ficarao e entao ver o que sera possivel de se fazer para aparelha-las e que tal se prestarao em um futuro projeto.

Vamos ver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário