sábado, 23 de junho de 2012

Fruteira

Tendo colado os aneis da pretendida tigela era hora de, primeiro, colar os aneis sobrepostos e, entao, colar o fundo...

O correto, como alias mencionei na postagem anterior, teria sido cuidar rigorosamente com olhos de aguia as pecas ficassem muitissimo bem centradas. Cuidei, sem maiores exageros, mas esqueci que a cola pode muito bem funcionar como um lubrificante para deslocamentos laterais, e foi o que aconteceu, resultando um pequeno, quase imperceptivel deslocamento das pecas quando prensadas — o que so constatei quando tirei da prensa. O problema que isso ocasionou foi que a superficie de contato entre os aneis ficou estreita em uma area. O certo, constatado o problema, teria sido descolar e refazer, mas a preguica bateu (teste e' teste, oras, e tudo e' aprendizado...) e botei para girar como estava, hehe...


Acho que da para ver (clicando as imagens, como sempre abre uma janela com maior definicao) ficou com duzias de defeitos. A maioria daria para corrigir e o resto daria bem para tapear, acho eu, mas preferi deixar assim.

Dessa vez nao por preguica.

Primeiro, para corrigir bem as excentricidades iria resultar uma peca fragil, com paredes muito finas; na verdade eu deveria ter feito os cortes um pouco mais grossos. Depois, a verdade e' que gostei do jeitao que ficou, meio rude, meio rustico, francamente utilitario. E gostei talvez porque, para os meus olhos pelo menos, no caso a beleza dessa peca nao estaria nunca no trabalho do artesao, mas sim no lenho, na propria madeira.
E, olhando para ela, fica facil eu lembrar o que evitar e/ou nao fazer na proxima...


E assim, uma aula permanente, rude, rustica, francamente utilitaria, a tigela foi ser util. Virou fruteira...


2 comentários:

  1. Prezado Paulo, ficou bem legal a tigela/fruteira.
    A pergunta que não quer calar, na verdade duas, kkk: quantos centímetros ficou a espessura da tigela? qual é o mínimo possível da espessura?
    Abraço.
    Eleandro.

    ResponderExcluir
  2. Contente tenhas gostado, Eleandro.

    A espessura das paredes e' aproximadamente 1,5 cm. Nao saberia precisar uma espessura minima; imagino um par de milimetros, mas resultaria uma peca muitissimo fragil.

    ResponderExcluir