quinta-feira, 28 de junho de 2012

Abaixo e girando

Infelizmente, semana passada tive de por abaixo um jovem pezinho de capororoca. A capororoca merece todo o meu respeito, por ser uma arvore tipo pioneira — capaz de crescer isolada em terrenos pouco ferteis e ajudar a fertilizacao de tais terrenos —, por produzir frutos que os passaros adoram e por ser uma bela arvore, podendo atingir 15 metros de altura com troncos quase atingindo meio metro de diametro. Mas infelizmente esse pe escolheu nascer bem rente ao muro divisorio entre a minha propriedade e a do vizinho e com seu crescimento tronco e raizes iriam certamente por em risco nao apenas o muro, o que ate poderia ser contornado, mas a propria casa do vizinho, construida grudada ao muro. Entao, antes que a situacao se tornasse critica, oportunizando alguma encrenca, algo contrariado pus o pe abaixo.

Reparem como o tronco ainda no chao esta ensopado, porejando agua

Nunca vi madeira de capororoca utilizada para nada, na verdade nunca tinha visto madeira de capororoca, ponto. Mas resolvi guardar as toras da arvorezinha, para ver que jeitao tinha o lenho, e se poderia ser utilizado para alguma coisa. `A primeira inspecao, muito pesada (provavelmente porque repleta de agua) e deu para perceber que tinha veios muito compactos e — como esperado em arvores de crescimento lento — aneis estreitos, sugerindo uma madeira relativamente dura. Apesar de ~10 anos de desenvolvimento, evidentemente era ainda muito jovem, sem apresentar sequer cerne nitido — se e' que capororoca tem cerne. Deixei as finas toras ali no chao mesmo, para secarem...


Nao lembro de ter comentado aqui no blog, mas ja a algum tempo ando `a caca de um bom torno manual com no minimo 20cm de distancia dos pontos ao barramento. Sem sucesso, ate agora. No entanto, consegui o frete e veio um midi torno, moderno, com recursos atuais, ao inves dos fosseis com tecnologia da primeira metade do seculo passado que aparentemente e' so o que se disponibiliza aqui por pindorama...

O comet II, da Teknatool
Nada que justifique adquirir uma consideravel quota extra de cervejas, hehe, mas com 16,5 polegadas entre pontas e 12 polegadas de diametro maximo torneavel, tem tudo o fundamental, e alguns brindes: estavel, inteiramente em ferro fundido, pesando 30kg, correia poly-v, polia tripla e motor com velocidade variavel e rotacao reversivel, todas as setagens ajustaveis com excelente precisao e sem necessidade de ferramentas, eixo indexavel em doze intervalos de 30°, apoio de ferramentas com banjo. E, claro, os acessorios basicos: placa de face, ponta viva, contraponta rolamentada, os penduricalhos usuais e esperas para mais alguns que talvez ate possam ser uteis no futuro.

Dai que, para inaugurar e experimentar o brinquedo novo, resolvi por a girar alguns pedacos da capororoca verde.


Devo dizer que gostei.

Gostei do torninho novo, estavel, silencioso, preciso, bem mais facil de usar e ajustar, e gostei da aparencia, do tato e de tornear a capororoca verde. A caixinha, mais simples impossivel, ficou sem acabamento, claro; e' preciso aguardar uns meses ate secar bem para ver se nao vai rachar, ou 'entortar', nem precisar retoques. E acabamento nenhum funciona em madeira molhada, hehe.

Entao, tudo bem: vamos combinar que uma cerveja, pelo menos uma cerveja, valeu...