quarta-feira, 2 de maio de 2012

Eucalipto — dando forma

Como em funcao dos inconvenientes tecnicos e esteticos do eucalipto que estava usando decidi abandonar a ideia original do movel que pretendia construir (algo na linha do croquis `a esquerda) e optar por um simples gaveteiro para a oficina, construi as gavetas do modo mais simples que me ocorreu: retalhos colados de topo e reforcados com pinos F, e boa.

Como, por outro lado, decidi ainda aproveitar o gaveteiro para testar uma tecnica de acabamento, resolvi que iria dar uma guaribadinha na forma e por isso decidi colocar uma frente nas gavetas e dar uma boa arredondada nos cantos vivos.



Depois dos ajustes e um bom exercicio com as malditas lixas ficou assim, aguardando o acabamento:
Como imagino se ve, a madeira mesmo crua absolutamente nao e' feia, e embora os veios muito retos nao sejam exatamente chamativos, os padroes originados por nos tem certamente o seu charme.

No preparo final a madeira foi lixada ate grana 220 mas, dado a finalidade do movel, nenhuma atencao maior foi dada a reparo de defeitos. Defeitos que repercutiram sim na estetica do movel e que, praticamente todos, se originaram justamente da ja mencionada terrivel tendencia a esfacelamento de bordos demonstrada por essa variedade, como procurei evidenciar nas imagens abaixo (que como sempre podem ser vistas em maior resolucao com uma clicada):



Obviamente o que esta faltando e' aplicar o tal acabamento, mas o velho Pedro nao poderia perder a oportunidade de implicar e resolveu nos presentear com uma serracao baixa ou neblina umida, como queiram, o que indiscutivelmente inviabiliza qualquer especie de pintura.

Como o velho sabidamente nao da a minima para reclamacoes ou esperneios, nada resta a fazer. So esperar. Esperar a bruma levante...

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário