segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Acabado

Encerrando enfim o tedioso, arrastado episodio da reforma das tres cadeiras, relato que o acabamento com goma laca e cera progrediu inteiramente dentro dos conformes, sem quaisquer imprevistos. As tres cadeiras finalmente abandonaram a 'oficina' e retornaram para o redor da mesa de jantar:


(Como da para reparar ainda restam duas cadeiras passiveis de serem reformadas para o novo design, mas pelo menos por ora nao tenho intencao de agredi-las: essa coisa de fazer varias pecas iguais realmente nao e' meu chao...)

Repito que, para quebrar um pouco a monotonia, pelo menos os danos ocasionados pelo traumatico desmonte que inflingi `as pobres cadeiras obviamente nao foram os mesmos para todas, e o processo de reparos teve de necessariamente ser individualizado. Utilizando tecnicas de cirurgia plastica e a sabedoria felina (cirurgioes plasticos procuram ocultar as cicatrizes colocando-as onde nao sao visiveis, e os gatos efetuam a conhecida manobra com areia depois da, mm, "obra") procurei na medida do possivel ocultar ou disfarcar os erros e defeitos. Sem querer aborrecer meus fieis seis leitores com riqueza de minucias de detalhezinhos inteiramente superfluos, apenas dois exemplos:


Alguns problemas infelizmente nao houve jeito de disfarcar e os reparos restaram absolutamente evidentes.




No entanto para a maioria dos danos houve alguma manobra possivel para reduzir-lhes ou ocultar totalmente a visibilidade. Por exemplo, no caso do encosto ahi `a direita, a lasca arrancada do pilar direito da cadeira foi reposta por uma 'invasao' do encosto, como pode ser notado pelo 'dente' que se formou na parte de baixo do encaixe da direita, que nao existe `a esquerda — nem, alias, em nenhuma das outras cadeiras.

Reparando bem, olhos criticos com toda a certeza nao terao quaisquer dificuldades em encontrar claras evidencias de varios defeitos em qualquer das cadeiras. Nao se discute. Mas para olhos leigos, desatentos aos detalhes, penso na maioria os disfarces ficaram ate efetivos. E depois, eu nao saberia fazer nada melhor, mesmo...

O mais importante, no entanto, e' que independente do visual a funcao certamente melhorou e o novo design resulta em muito mais conforto no uso das cadeiras.

E, vamos e convenhamos, nao sao exatamente os olhos os orgaos da nossa anatomia que devem julgar uma cadeira, nao e' mesmo?

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário