domingo, 21 de agosto de 2011

Coisas que tivemos — Jacaranda-da-Bahia

Por suas caracteristicas unicas, em especial sua beleza, o lenho de jacaranda-da-bahia foi cobicado desde que os europeus o descobriram em mil quinhentos e poucos. Utilizada ferozmente desde entao, dentro e fora de pindorama, atualmente a especie esta ameacada de extincao, incluida no Apendice I da CITES, totalmente proibida sua comercializacao, proibido inclusive o comercio internacional da essencia mesmo sob a forma de artigos manufaturados. Teoricamente, pelo menos... (Mas, embora cetico, por justica devo salientar que desde que a CITES foi implementada la pelos anos 70 apenas uma especie incluida no Apendice I terminou extinta. Quem sabe nossos bisnetos nao voltem a ter tabuas de jacaranda-da-Bahia disponiveis?)

Mas se nao podemos dispor da madeira de jeito nenhum, se seu cheiro unico e maravilhoso esta vetado `as nossas narinas, resta-nos no entanto a pobre compensacao de ve-la. Vao ahi algumas poucas imagens, para ficar bem claro o que perdemos...

Clique na imagem para ve-la em maior resolucao

Lembram do Fuscao?
E mais alguns links:

Um bar para ninguem por defeito:
http://www.flickr.com/photos/ritavds/2427057663/sizes/z/in/photostream/

Uma secretaria com tudo em cima, inclusive jacaranda:
http://www.kunsthandel-muehlbauer.com/en/detail-zoomi.html?id=3

Em algumas ruas aqui no portinho podemos ver vicejando alguns pes da arvore, e a maravilha em que se tornam na semana em que floram:



Mas se o comercio dessa madeira esta vedado para o comum dos mortais, um passeio pela Teia mostra que no Primeiro Mundo pode custar caro, mas tem. Como por exemplo na Holanda:


E se mesmo os primos mais pobres do jacaranda-da-Bahia, como o jacaranda-do-Para, ou jacaranda-paulista, estao totalmente fora do nosso alcance, nA Matriz se consegue. Por U$559.83 da para comprar um feixe como esse ahi embaixo, seco em estufa, dois lados aplainados, com variados comprimentos e larguras somando 20 BF (board feet):



Fazer o que?

Pelo que se ve, nos aqui temos mais e' que nos contentar com pinus e eucalipto.

Especies exoticas, claro. Porque as nossas, nativas, ficam cada dia boas demais para nos...



Um comentário:

  1. Excelente blog companheiro. Gostaria de fazer uma correção as arvores da foto são de jacaranda mimoso que é exotico e nao de jacaranda da bahia. Sou de minas gerais e na nossa fazenda tem muito ainda, depois te mando fotos. as flores do jacaranda da bahia sao creme quase brancas. ainda tenho um pouco de uma arvore que caiu. o jacaranda e raro nao so por causa da exploracao na verdade ele da uma doenca ou nao sei o que é na verdade que deixa ele oco por dentro. a maioria deles da isso. aqui tenho muitos caidos no chao ocos. encontrar um sem torturas e com madeira sem defeitos e como encontrar diamante. por isso ja era rara desde o inicio.

    ResponderExcluir