quinta-feira, 21 de julho de 2011

Nivelando bancos, cadeiras, armarios, mesas, etc.

Um inconveniente comum ao se construir moveis com quatro pes e', ao apoiar-se o projeto recem terminado no chao, ele ficar desnivelado e/ou em falso, com um dos pes no ar, usualmente alternando-se com o pe oposto na diagonal conforme se aplica o peso, ou ainda mal apoiado, sem que toda a area dos pes faca contato com solo. A tecnica usual de tentar acertar o problema — removendo com a serra, ou plaina, um pouco de cada um dos tres pes mais altos — gerou a famosa piada de como transformar um alto banco de bar em um tamborete raso, hehe, ou alguma coisa obviamente errada, como o que se ve na foto.


E' claro que embora ate possa ocorrer, uma desventura dessa dimensao sera sempre excepcional, mas o uso da tatica de tentativa e erro nesses casos e' sempre cansativa e mais propensa a erros do que a conseguir um exato  posicionamento dos pes, os quatro firmemente apoiados no chao e o movel perfeitamente nivelado.

Muito mais simples, alem de muito mais facil, utilizar um metodo que garanta sempre, e de primeira, sem tentativas, o resultado perfeito. Inclusive no caso do chao ser irregular ou fora de nivel, a proposito...

A maneira mais simples e eficiente que eu ja tive oportunidade de ver ou ler para obter-se sempre e rapidamente um resultado preciso, nas palavras de um velho mestre que conheci, "embaraca pela simplicidade". Assim, o'...

Pegue o movel bamboleante, uma cadeira digamos, e leve ate o lugar onde devera ficar, ou ate um piso sabidamente nivelado, como for o caso. Utilizando calcos de pedacos de papel, madeirinhas, panos, cunhas, o que seja, assegure-se a cadeira esta perfeitamente nivelada.

Quando estiver bem nivelada e firmemente assentada ao piso em todos os pes sem nenhum bamboleamento, pegue uma tabuinha fina, so um tiquinho mais grossa do que a maior folga (entre o chao e o pe mais curto), encoste ao lado dos pes, um por um, em toda a volta, e utilizando a parte de cima da tabuinha como regua, risque em toda a volta dos quatro pes.

Serrando entao os pes certinho nas linhas marcadas voce tera tudo certo, altura e angulo perfeitos.

O que talvez fique mais facil de entender vendo esse video (imagine em que lingua...):

http://www.thomasjmacdonald.com/rough-cut-woodworking/media/video.php?vid=5927043f7

Aproveitando que a postagem foi curtinha, um convite se voce gosta de bater papo sobre marcenaria:
venha nos visitar no forum em xilofilos.com .


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário