sábado, 30 de abril de 2011

Afiacao

Consta, no Japao um aprendiz de marceneiro dispende os seis primeiros meses de seu treinamento apenas aprendendo e praticando a afiacao de ferramentas. Mais, que do total de horas trabalhadas em uma marcenaria japonesa classica aproximadamente 50% do tempo e' utilizado em afiacao. Enquanto isso, por aqui aparentemente afiacao e' uma atividade menor, coisa que raramente e' mencionada e, quando e' mencionada, e' de passagem, favas contadas, uma coisa tao simples que sequer precisa ser ensinada, e' o que parece.



Muito provavelmente esse pouco caso porque nas nossas marcenarias modernas o que mais se usa sao ferramentas eletricas que utilizam laminas afiadas industrialmente. Quando o disco de uma serra circular, ou uma broca, ou uma fresa de tupia, ou as facas de uma plaina eletrica, etc., perdem o fio, nao se afia. Ou se troca por nova, ou se manda afiar no especialista. A necessidade de afiacao so comeca a ser notada quando se utilizam ferramentas manuais — formoes, goivas, boquexins, plainas, etc. E ahi, como os conhecimentos do usuario quanto `as apropriadas tecnicas de afiar esses instrumentos sao poucos, ou nenhum, em geral esse usuario tende a nao usar essas ferramentas, alimentando o ciclo vicioso.



Isso se reflete no mercado: motoesmeril a parte, e' dificil, quando nao impossivel, encontrar quem tenha `a venda instrumental para afiar ferramentas. O que mais uma vez remete, quem quer procure ampliar seus horizontes em marcenaria para alem de construcoes em paineis retos fixos por ferragens, `a necessidade de inventar e/ou construir jigs, procurar ofertas no ML ou Ebay, e `a importacao.




O que ja nao e' facil, fica mais dificil...




Nenhum comentário:

Postar um comentário